AS DIVERSAS FACES DO DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO CLÍNICO
Uma das preocupações e interrogações acerca do diagnóstico psicopedagógico clínico, é a atitude terapeutica desse profissional ao fazer em si o diagnóstico. Sabemos que, de fato ,é um fator preocupante para o psicopedagogo. A responsabilidade de garantir um diagnóstico preciso, garante um bem estar não só da criança que esta sendo avaliada bem como da família que participa desse mesmo movimento de ansiedade . Todavia, ao longo das etapas e sessões realizadas, o Psicopedagogo recebe do sujeito informações necessárias e precisas que viabilizam o processo de diagnóstico. Essas informações precisam ser decodificadas com precisão, buscando sempre que necessário uma atitude cautelosa diante das informações que são recebidas no ato do atendimento.. Sabe-se que no diagnóstico a atenção e a percepção do profissional que realiza as sessões são fatores essenciais neste processo. É necessário que o psicopedagogo tenha discernimento das informações que recebe do sujeito que está sendo avaliado, assim, estará evitando uma série de confusões na elaboração e formulação de suas próprias idéias conceituais.
A família, a escola e a comunidade da qual esse sujeito está inserido, participa em algum momento do diagnóstico. São peças principais de um quebra-cabeça a ser montado . É a partir desse contexto que o profissional consegue colher informações necessárias mas nem sempre precisas. O mais importante é considerar o que o sujeito traz consigo ao longo do seu processo de desenvolvimento . Considerando sua fala, sua emoção, seus pensamentos, sua cognição, etc.
As etapas, sejam elas, avaliadas a partir de um viés construtivista ou psicanalítico , devem ser bem conduzidas. Seja qual for a linha de trabalho é necessário cumprir a ética.
Piaget define inteligência como a capacidade de se adaptar as situações do meio, e que a inteligência é construída por meio de estágios de desenvolvimento onde ocorre um processo de assimilação, acomodação e organização e é por este motivo que no processo de aprendizagem ocorre equilíbrio, desequilíbrio e equilíbrio. Há a necessidade de desequilibrar para novamente equilibrar. Portanto, é possível identificar as dificuldades de aprendizagens em vários aspectos considerando as diversas variáveis que interferem neste processo. Estas dificuldades podem ser : de atenção, de percepção, emocionais, de memória e de cognição. O mais importante é sabermos interpretá-las com seriedade e confiança , tendo o propósito de realizar um diagnóstico seguro e preciso.
Já Freud, define condutas de comportamento como estruturas Psicopatológicas que podem ser : histérica,obsessiva, narcisiva e perversa. Estas condutas, podem interferir no processo de aprendizagem se não forem bem elaboradas . Para Freud, as etapas de desenvolvimento constituem as chamadas fases : oral, anal, fálica, latência e genital. Elas permitem que compreendemos posteriormente as etapas de comportamento posterior, onde será possível perceber falhas, anomalias e desajuste desse indivíduo aprendente.
As linhas de pensamento são, de fato, essenciais no desenvolvimento do trabalho psicopedagógico, mas ratifico que o mais importante é valorizar a realidade dos fatos. Trabalhar com o real para Ter a certeza e enfocar o abstrato para obter uma atitude reflexiva do processo de diagnóstico. Valorizar e treinar a escuta é um exercício de aprimoramento.
PIAGET, Jean. O julgamento moral na criança. São Paulo, 1997.
BETTELHEIN,B. Psicanálise dos contos de fadas, Rio de Janeiro, Paz e Terra,3 ed,1979.
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