sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Projetos:Inclusão


GENTE ESPECIAL:

DE MÃOS DADAS CRIANDO POSSIBILIDADES

 PROJETO REALIZADO PELA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRÉ I E II

DO TURNO DA TARDE DESTE EDUCANDÁRIO.

VENÂNCIO AIRES, JULHO DE 2005.


GENTE ESPECIAL

TEMA

 Viver é uma arte e tendo respeito pelos outros nos tornamos artistas.

 JUSTIFICATIVA

 Não há uma pessoa igual a outra, todos somos únicos, com características próprias. E, são nessas diferenças, que vamos criar possibilidades de respeito, de aceitação, de descoberta, de conhecimento, de amizade, de aprendizagens.

 OBJETIVO GERAL

 Levar os alunos a reconhecerem as qualidades e respeitarem as diferenças das pessoas com quem convivem.

 OBJETIVO ESPECÍFICO

 Promover a integração dos alunos da turma e facilitar seu entrosamento com os demais membros da comunidade escolar.


PARTICIPAÇÃO

 Alunos do Pré I e II do turno da tarde.


ATIVIDADES

· Conversas sobre problemas enfrentados por pessoas portadoras de necessidades especiais, inclusive nossos colegas Augusto e Guilherme.
· Promover uma conversa onde surjam sugestões de como podemos conviver com alguém portadora de necessidades sem deixar de fazer nada.
· Organizar passeios pelo colégio e na cidade para perceber as dificuldades que enfrenta uma pessoa de necessidade especial e como podemos ajudá-la.
· Dar ênfase através de histórias bíblicas e canções aos valores: amor, respeito, amizade,
· Promover a confecção do corpo humano com papel pardo, identificando as partes, vestindo-o e observando como são diferentes uns dos outros.
· Organizar brincadeiras, rodas cantadas, jogos dirigidos, jogos livres e danças.
· Reconhecer hábitos de higiene e cuidados com o corpo e com os dentes.
· “Mamãe eu te amo”: conhecer as palavrinhas mágicas da boa educação.
· “As cores também são diferentes”: reconhecer as cores através de misturas de tinta e leituras de poesias do livro: “Uma cor, duas cores, todas elas” de Lalau e Laurabeatriz.
· Conhecer as formas geométricas ( quadrado,círculo, triângulo).
· “Como sinto tudo o que me rodeia”:conhecer e reconhecer os Órgãos dos Sentidos.
· Releitura do livro: “Tudo bem ser diferente” de Todd Parr
· Relacionar os numerais às suas quantidades de 1 a 5.





PROJETO TODOS IGUAIS, TODOS DIFERENTES.

DATA:

Turma: II Período

Professora:

JUSTIFICATIVA: As crianças não são naturalmente preconceituosas. Elas aprendem a ser com os adultos.

Aproveitando essa fase essencial da vida de todo ser humano, a infância, procuraremos valorizar sentimentos e valores positivos que esses pequenos e especiais seres trazem em si.

A questão fundamental, quem sou eu? Deve fazer parte do currículo desde a mais tenra idade, pois se reconhecer como ser humano, possuidor de um corpo, mente e espírito, com uma capacidade ilimitada é um direito de todos. A sua identidade como um cidadão com deveres, aprendendo a relacionar-se primeiramente consigo mesmo, depois estendendo estes laços até a sua família, para futuramente relacionar-se com toda a criação.

Compreender que as pessoas são seres humanos tem vida e fazem parte de um contexto, e que possuímos diferenças e semelhanças, e também que passamos, no decorrer da nossa vida por diferentes etapas. É fundamental reconhecermos cada uma dessas etapas, como lidar com elas, respeitando e valorizando as diferenças que encontramos em outros seres.

A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança.

O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.

É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever. A partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome.

O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita.

É importante que os alunos adquiram e aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas à sua vida.

OBJETIVOS:

· Construir sua identidade a partir das relações sócio-histórico-culturais, de forma autêntica, consciente e contextualizada;

· Relacionar-se de maneira afetuosa com os colegas e professores;

· Respeitar as diferenças existentes entre as pessoas;

· Perceber e compreender que cada pessoa é única são diferentes das outras.

· Administrar suas emoções;

· Se auto-conhecer;

· Familiarizar-se com o ambiente escolar;

· Desenvolver o sentimento de amizade e coleguismo;

· Desenvolver a coordenação motora ampla e fina.

· Ampliar a capacidade de jogar simbolicamente;

· Reconhecer seu nome escrito e o dos colegas.

· Classificar e seriar objetos;

· Seqüenciar numericamente através do calendário.

· Obter noção de quantidade;

· Favorecer a socialização;

· Favorecer o conhecimento lógico-matemático.

· Conhecer a história de seu nome.

· Conhecer a origem de cada família, oportunizando a valorização da mesma.

· Identificar os componentes que formam a família.

· Reconhecer a casa como local de abrigo e proteção da família.

· Distinguir diferentes tipos de moradias.

· Desenvolver a atenção para futura identificação das partes do corpo e órgão dos sentidos.

· Estimular a higiene pessoal.

· Ouvir textos, poesias, histórias, rimas, parlendas, adivinhações, trava-línguas e músicas alusivas aos temas.

· Dramatizar com teatrinhos de fantoches.

· Identificar e escrever as letrinhas: O – N – L -.

CONTEÚDOS:

1) Linguagem Oral e Escrita:

· Hora da rodinha

· Técnicas variadas de chamadas (exploração do nome);

· Conversação e exercícios rítmicos (bingo, letras, etc.);

· Atividades com o nome;

· Saco surpresa: curiosidades e exploração dos cinco sentidos;

· Textos, poesias, histórias, parlendas, rimas, adivinhações, trava-línguas, músicas e dramatizações com fantoches;

· Calendário;

· Letras: O - N- L.

2) Artes Visuais:

· Recorte e colagem;

· Pinturas com tintas variadas;

· Desenhos livres;

· Massinha de modelar.

3) Matemática:

· Jogos, estabelecimento de regras;

· Classificação e seriação;

· Comparação: tamanho maior e menor, alto e baixo;

· Seqüência lógica;

· Noção de quantidade;

· Noção temporal e espacial.

4)Natureza e Sociedade:

· Desenvolvimento da consciência com a finalidade de, em conjunto, pensar, trocar idéias, desafiar, planejar, criar, imaginar, realizar e avaliar;

· Reconhecimento da importância das regras ou combinados para uma boa convivência;

· Construção da autonomia.

5) Ciências:

· Esquema corporal;

· Órgãos dos sentidos;

· Higiene corporal.

6) Música e Movimento:

· Boneca de lata;

· Cabeça, ombro, joelho e pé;

· Trula Birula;

· Eu conheço um jacaré

· Rua dos Bobos;

· A família

· Os sentidos;

· Dramatizações;

· Dança;

· Brincadeira;

· Você é especial;

· Moradia (música do canal Futura);

· Se eu fosse (moradia s dos bichos), e outros.


O projeto será organizado da seguinte forma:

1) Subprojeto: “Construindo a Identidade” – Quem sou eu e a escrita do nome.

2) Subprojeto: “Meu doce Lar” – Família e Moradia.

3)Subprojeto: “De corpo inteiro” - Corpo e Órgãos.

4)Subprojeto: “Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás” – Higiene e Saúde.


Primeira Semana do Projeto

Subprojeto: CONSTRUINDO A IDENTIDADE

Introduzir o tema fazendo a dinâmica abaixo:

Dinâmica das Cores: levar um aparelho de som para a classe e colocar uma música suave. Espalhar vários lápis ou gizes de cera de várias cores sobre a mesa e peça para que as crianças escolham a cor que mais lhes agrada. Haverá cores iguais e cores diferentes. Conversar com elas sobre como seria o mundo se tudo fosse de uma só cor... azul, por exemplo; e se tudo fosse amarelo? Ou vermelho? Será que elas comeriam uma banana azul? Ou um morango cinza? Sim? Não? Por quê? Você pode perguntar se é bom haver cores diferentes e por quê. Depois, peça que olhem uns para os outros. Assim como as cores, cada um é diferente. Muitas coisas variam: cor e tipo de cabelo, formato e cor dos olhos, tamanho do nariz, altura, cor da pele... .

Sugestões de Atividades Práticas

1) História do Nome: conhecer a origem do nome.

2) Fichário: conhecer a escrita do seu nome.

3) Letras móveis: conhecer as letras e escrever seu nome através de uma brincadeira.

4) Bingo: conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.

5) Atividades: reconhecer e escrever o nome.

6) Composição.

7) Histórias: “Esqueci o Nome” e” O Caldeirão da Bruxa Salomé”.

8) Rimas com o nome.

9) Chamada - confecção de painel para representar o número de meninas e meninos na sala (gráfico diário).

10) Recortar as letras do seu nome.

11) Espalhar fichas com nome e achar o seu.

12) Joguinho das Letras – com a ajuda da ficha, forme seu nome.

13) Textos diversos.

14) Separar as fichas:

· Meninos/meninas (contar)

· Nomes com a mesma letra

· Nomes que rimem

· Mesmo número de letras.


Segunda Semana do Projeto

Meu Doce Lar: FAMÍLIA E MORADIA

Sugestões de Atividades Práticas

1) Confecção de um livrinho da família.

2) Desenhar sua casa.

3) Saber o nome dos pais e irmãos.

4) Saber a profissão dos pais.

5) Visualização de diferentes tipos de moradia.

6) Os cômodos da casa.

7) Relacionamentos (cenas em família), trabalhados com fantoches.

8) Relatos orais para a elaboração e organização de idéias.

9) Textos impressos.

10) Canções alusivas à família e a moradia.

11) Pesquisar:

· Quem da nossa turma tem família mais numerosa?

· Quantas pessoas moram em minha casa?

· Quais os trabalhos que devem ser realizados em minha casa?


Terceira Semana do Projeto

De Corpo Inteiro: CORPO E ÓRGÃOS

Sugestões de Atividades Práticas

1) Educação Física, usando a história de “Catarina e o Urso Preguiçoso”, trabalhando aspectos psicomotores, como locomoção, equilíbrio e noções de lateralidade.

2) Ginástica orientada com músicas.

3) Explorar a altura de cada um com um barbante e fazer comparações.

4) Desenho do corpo em um papel para brincar e explorar.

5) Nomeação e classificação das partes do corpo.

6) Montar um quebra-cabeça do corpo.

7) Brincar com o corpo e os sentidos.

8) Visão: mostrar figuras grandes, médias, pequenas, coloridas, preta e branca, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância dos olhos e da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?

9) Audição: brincar de identificar sons, barulhos em geral. Falar baixinho, falar alto, propor que sussurrem, gritem e que fiquem em silêncio. Através das brincadeiras, provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. E repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?

10) Olfato: brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam. Provocar para que percebam a importância de nosso nariz, de nosso olfato.

11) Paladar: brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados, provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.

12) Tato: brincar de sentir diferentes texturas (algodão, lixa, esponja, gelo, água fria e quente), provocando-os até perceberem a importância da pele, de nosso tato.


Quarta Semana do Projeto

Saúde é o que interessa, o resto a gente corre atrás: HIGIENE E SAÚDE

Sugestões de Atividades Práticas

1) Realizar na sala de aula a “Feira do Banho” trazendo objetos envolvidos na higiene corporal.

2) Utilizar cartazes para mostrar hábitos de vestuários do Brasil e de outros países sob as mais diferentes condições climáticas.

3) Destacar a necessidade de usarem roupas sempre limpas e de ter um lugar para guardar as roupas sujas.

4) Mostrar a necessidade de andar calçado.

5) Discutir sobre a importância da higiene bucal.

6) Entender que o uso do fia dental, associado à escovação correta dos dentes, permite o desenvolvimento ideal da dentição. Usar fantoche do Bocão.

7) Textos, poesias e adivinhas.

8) Dramatizar hábitos de higiene.

9) Histórias.

10) Músicas.

AVALIAÇÃO: Observar o comportamento do educando:

· Hábitos de trabalhos;

· Relacionamento com amigos e professora;

· Capacidade de cooperação;

· Participação e desempenho dos alunos na realização das tarefas escolares.

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