quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Projeto Alfabeticanção







Assunto: Músicas infantis e Cantigas de roda

Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura de nosso povo e todo esse conhecimento deve ser discutido, pesquisado e vivenciado no contexto escolar. O bom de trabalhar com elas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis e acompanhadas de brincadeiras tornam o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve.

"A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.”


Objetivos:


Desenvolver a oralidade;

Estabelecer correspondência entre partes do oral e do escrito, ajustando o que se sabe a escrita convencional.

Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura.

Cantar e ampliar o repertório musical; produção de imagens de apoio às canções.

Perceber a música como parte essencial de nossa história e cultura.

Desenvolver habilidades em conteúdos propostos no plano de ensino, nos diferentes componentes curriculares, através da utilização de músicas e cantigas.

Conhecer alguns instrumentos musicais;

Desenvolver a criatividade e a imaginação;

Desenvolvimento:

Baú da doce infância

Confeccionaremos um baú de cantigas e músicas infantis, explorando a criatividade e a imaginação do aluno. Os alunos participarão da parte escrita e ilustração das músicas e cantigas selecionadas.

5ª etapa

Apresentação para os pais.

Neste dia os alunos além da exposição de seus trabalhos apresentarão:

Encenação de uma cantiga de roda ( Rosa Juvenil)

Apresentação de algumas músicas e cantigas que contarão com a participação dos visitantes

Ensinarão algumas brincadeiras aos pais

Falarão sobre a importância da música, especialmente das cantigas de roda, bem como as brincadeiras que já não fazem parte da infância de hoje, pois foram substituídas pela tecnologia.


Avaliação


A avaliação será contínua, dando real importância ao empenho, dedicação e participação nas atividades propostas.

Lembrancinha:

Aos alunos:

1 CD com as músicas que as crianças mais gostaram e se envolveram durante o projeto.

1 joguinho de 5 Marias

Aos visitantes:

1 flor de balinhas de goma e uma mensagem

Materiais de Apoio:

Coleção Cirandinha

Coleção Alfabetizando através da música

Materiais para confecção:

1 CD virgem (por aluno)

EVA de cores diversas

Restos de tecidos

1 pasta com ferragem

Papel crepom

Palitos de churrasco

Balinhas de goma

Color set em cores variadas

Plástico transparente

Durex colorido

Papel microondulado

Cola quente

Papel espelho

Papel canson

Algumas sugestões de atividades...


COELHINHO


DE OLHOS VERMELHOS, DE PÊLO BRANQUINHO

DE PULO BEM LEVE EU SOU COELHINHO

SOU MUITO ASSUSTADO PORÉM SOU GULOSO

POR UMA CENOURA JÁ FICO MANHOSO



EU PULO PRA FRENTE, EU PULO PRA TRÁS

DOU MIL CAMBALHOTAS SOU FORTE DEMAIS

COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO

TÃO GRANDE ERA ELA FIQUEI BARRIGUDO





Desenhe o coelho:











Recorte e cole o alimento que o coelho mais gosta;















1- CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONSEGUE LER SOZINHO.

2- COPIE AQUI O TÍTULO DA MÚSICA E O SEPARE EM SÍLABAS;____________________________________________________________________________________







O SAPO NÃO LAVA O PÉ



O SAPO NÃO LAVA O PÉ

NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER

ELE MORA LÁ NA LAGOA

NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER

MAS QUE CHULÉ



1- CIRCULE O NOME DO ANIMAL QUE APARECE NA MÚSICA:

( ) SAGUI

( ) SAPO

( ) CAVALO





1- DESENHE ESTE ANIMAL:







2- FAÇA UMA LISTA DE ANIMAIS QUE VOCÊ GOSTA:

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________







PINTINHO AMARELINHO



MEU PINTINHO AMARELINHO

CABE AQUI NA MINHA MÃO, NA MINHA MÃO

QUANDO QUER COMER BICHINHO

COM SEU PEZINHO ELE CISCA O CHÃO



ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU

MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO

ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU

MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO







PINTE O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA MÚSICA;



ESTES ANIMAIS TÊM O CORPO COBERTO POR:

( ) PENAS

( ) PÊLOS

( ) ESCAMAS



A PALAVRA PINTINHO ESTA NO DIMINUTIVO, POIS INDICA UM TAMANHO PEQUENO; ENCONTRE NA MÚSICA OUTRAS PALAVRAS QUE TAMBÉM INDICAM TAMANHO PEQUENO E PINTE-AS;



CIRCULE A ÚLTIMA SÍLABA DA PALAVRA PINTINHO E ESCREVA MAIS DUAS PALAVRAS COM NH;

__________________ _____________________



MARCHA SOLDADO



MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL

QUEM NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL

O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL

ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL



CIRCULE A ÚLTIMA PALAVRA DE CADA LINHA DA MÚSICA.



NAS PALAVRAS PAPEL, QUARTEL, SINAL E NACIONAL A LETRA L TEM O SOM DE _____________.



VAMOS ESCREVER MAIS PALAVRINHAS COM AS SÍLABAS MÓVEIS:


É HORA DA DOBRADURA!



SE EU FOSSE UM PEIXINHO

         


SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA A MARIA DO FUNDO DO MAR







CONTINUE A MÚSICA COMPLETANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO COM OS NOMES DE SEUS AMIGUINHOS DA SALA DE AULA:



SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR





SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR





SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR





SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR





SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR



SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR

EU TIRAVA _______________ DO FUNDO DO MAR



MÚSICA : OS DEDINHOS


POLEGARES, INDICADORES

DEDOS MÉDIOS, ANELARES

DEDOS MÍNIMOS

ONDE ESTÃO?

AQUI ESTÃO.

ELES SE SAÚDAM,

ELES SE SAÚDAM

E SE VÃO, E SE VÃO!



TODOS OS DEDOS

TODOS OS DEDOS

ONDE ESTÃO?

AQUI ESTÃO!

ELES SE SAÚDAM

ELES SE SAÚDAM

E SE VÃO, E SE VÃO!



MÚSICA : O ELEFANTE



UM ELEFANTE

INCOMODA MUITA GENTE

DOIS ELEFANTES

INCOMODAM MUITO MAIS!



MÚSICA : ATIREI O PAU NO GATO



ATIREI O PAU NO GATO,TO

MAS O GATO, TO, TO

NÃO MORREU, REU, REU

DONA CHICA, CA, CA

ADMIROU-SE, SE

DO BERRO, DO BERRO

QUE O GATO DEU...

MIAU !



MÚSICA: A DONA ARANHA




A DONA ARANHA SUBIU

PELA PAREDE

VEIO A CHUVA FORTE

E A DERRUBOU.

JÁ PASSOU A CHUVA,

O SOL JÁ VAI SURGINDO

E A DONA ARANHA

CONTINUA A SUBIR.

ELA É TEIMOSA E DESOBEDIENTE,

SOBE, SOBE, SOBE

NUNCA ESTÁ CONTENTE.






MÚSICA: A DONA ARANHA




A DONA ARANHA SUBIU

PELA PAREDE

VEIO A CHUVA FORTE

E A DERRUBOU.

JÁ PASSOU A CHUVA,

O SOL JÁ VAI SURGINDO

E A DONA ARANHA

CONTINUA A SUBIR.

ELA É TEIMOSA E DESOBEDIENTE,

SOBE, SOBE, SOBE

NUNCA ESTÁ CONTENTE.



MÚSICA : A CANOA VIROU



A CANOA VIROU

POR DEIXAR ELA VIRAR

FOI POR CAUSA DA MARIA

QUE NÃO SOUBE REMAR.



SE EU FOSSE UM PEIXINHO

E SOUBESSE NADAR,

EU TIRAVA A MARIA

DO FUNDO DO MAR.








MÚSICA : OS INDIOZINHOS




UM, DOIS, TRÊS INDIOZINHOS

QUATRO, CINCO, SEIS INDIOZINHOS

SETE, OITO, NOVE INDIOZINHOS

DEZ NO PEQUENO BOTE.



VINHAM NAVEGANDO PELO

RIO ABAIXO

QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU

E O PEQUENO BARCO

DOS INDIOZINHOS

QUASE, QUASE VIROU...

MAS NÃO VIROU!























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.