Assunto: Músicas infantis e Cantigas de roda
Justificativa: Toda criança gosta de músicas, cantigas e brincadeiras de roda. Todas elas pertencem à cultura de nosso povo e todo esse conhecimento deve ser discutido, pesquisado e vivenciado no contexto escolar. O bom de trabalhar com elas na alfabetização é que as canções são facilmente memorizáveis e acompanhadas de brincadeiras tornam o aprendizado mais lúdico e prazeroso. Assim, a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente. Afinal, ela já sabe o que está escrito e pode prestar mais atenção à forma como se escreve.
"A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral.”
Objetivos:
Desenvolver a oralidade;
Estabelecer correspondência entre partes do oral e do escrito, ajustando o que se sabe a escrita convencional.
Resgatar brincadeiras e canções que fazem parte de nossa cultura.
Cantar e ampliar o repertório musical; produção de imagens de apoio às canções.
Perceber a música como parte essencial de nossa história e cultura.
Desenvolver habilidades em conteúdos propostos no plano de ensino, nos diferentes componentes curriculares, através da utilização de músicas e cantigas.
Conhecer alguns instrumentos musicais;
Desenvolver a criatividade e a imaginação;
Desenvolvimento:
Baú da doce infância
Confeccionaremos um baú de cantigas e músicas infantis, explorando a criatividade e a imaginação do aluno. Os alunos participarão da parte escrita e ilustração das músicas e cantigas selecionadas.
5ª etapa
Apresentação para os pais.
Neste dia os alunos além da exposição de seus trabalhos apresentarão:
Encenação de uma cantiga de roda ( Rosa Juvenil)
Apresentação de algumas músicas e cantigas que contarão com a participação dos visitantes
Ensinarão algumas brincadeiras aos pais
Falarão sobre a importância da música, especialmente das cantigas de roda, bem como as brincadeiras que já não fazem parte da infância de hoje, pois foram substituídas pela tecnologia.
Avaliação
A avaliação será contínua, dando real importância ao empenho, dedicação e participação nas atividades propostas.
Lembrancinha:
Aos alunos:
1 CD com as músicas que as crianças mais gostaram e se envolveram durante o projeto.
1 joguinho de 5 Marias
Aos visitantes:
1 flor de balinhas de goma e uma mensagem
Materiais de Apoio:
Coleção Cirandinha
Coleção Alfabetizando através da música
Materiais para confecção:
1 CD virgem (por aluno)
EVA de cores diversas
Restos de tecidos
1 pasta com ferragem
Papel crepom
Palitos de churrasco
Balinhas de goma
Color set em cores variadas
Plástico transparente
Durex colorido
Papel microondulado
Cola quente
Papel espelho
Papel canson
Algumas sugestões de atividades...
COELHINHO
DE OLHOS VERMELHOS, DE PÊLO BRANQUINHO
DE PULO BEM LEVE EU SOU COELHINHO
SOU MUITO ASSUSTADO PORÉM SOU GULOSO
POR UMA CENOURA JÁ FICO MANHOSO
EU PULO PRA FRENTE, EU PULO PRA TRÁS
DOU MIL CAMBALHOTAS SOU FORTE DEMAIS
COMI UMA CENOURA COM CASCA E TUDO
TÃO GRANDE ERA ELA FIQUEI BARRIGUDO
Desenhe o coelho:
Recorte e cole o alimento que o coelho mais gosta;
1- CIRCULE NA MÚSICA AS PALAVRAS QUE VOCÊ CONSEGUE LER SOZINHO.
2- COPIE AQUI O TÍTULO DA MÚSICA E O SEPARE EM SÍLABAS;____________________________________________________________________________________
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
O SAPO NÃO LAVA O PÉ
NÃO LAVA PORQUE NÃO QUER
ELE MORA LÁ NA LAGOA
NÃO LAVA O PÉ PORQUE NÃO QUER
MAS QUE CHULÉ
1- CIRCULE O NOME DO ANIMAL QUE APARECE NA MÚSICA:
( ) SAGUI
( ) SAPO
( ) CAVALO
1- DESENHE ESTE ANIMAL:
2- FAÇA UMA LISTA DE ANIMAIS QUE VOCÊ GOSTA:
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
_______________________
PINTINHO AMARELINHO
MEU PINTINHO AMARELINHO
CABE AQUI NA MINHA MÃO, NA MINHA MÃO
QUANDO QUER COMER BICHINHO
COM SEU PEZINHO ELE CISCA O CHÃO
ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO
ELE BATE AS ASAS ELE FAZ PIU-PIU
MAS TEM MUITO MEDO É DO GAVIÃO
PINTE O NOME DOS ANIMAIS QUE APARECEM NA MÚSICA;
ESTES ANIMAIS TÊM O CORPO COBERTO POR:
( ) PENAS
( ) PÊLOS
( ) ESCAMAS
A PALAVRA PINTINHO ESTA NO DIMINUTIVO, POIS INDICA UM TAMANHO PEQUENO; ENCONTRE NA MÚSICA OUTRAS PALAVRAS QUE TAMBÉM INDICAM TAMANHO PEQUENO E PINTE-AS;
CIRCULE A ÚLTIMA SÍLABA DA PALAVRA PINTINHO E ESCREVA MAIS DUAS PALAVRAS COM NH;
__________________ _____________________
MARCHA SOLDADO
MARCHA SOLDADO CABEÇA DE PAPEL
QUEM NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO NO QUARTEL
O QUARTEL PEGOU FOGO FRANCISCO DEU SINAL
ACODE, ACODE, ACODE A BANDEIRA NACIONAL
CIRCULE A ÚLTIMA PALAVRA DE CADA LINHA DA MÚSICA.
NAS PALAVRAS PAPEL, QUARTEL, SINAL E NACIONAL A LETRA L TEM O SOM DE _____________.
VAMOS ESCREVER MAIS PALAVRINHAS COM AS SÍLABAS MÓVEIS:
É HORA DA DOBRADURA!
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA A MARIA DO FUNDO DO MAR
CONTINUE A MÚSICA COMPLETANDO OS ESPAÇOS EM BRANCO COM OS NOMES DE SEUS AMIGUINHOS DA SALA DE AULA:
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA ___________ E __________ DO FUNDO DO MAR
SE EU FOSSE UM PEIXINHO E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA _______________ DO FUNDO DO MAR
MÚSICA : OS DEDINHOS
POLEGARES, INDICADORES
DEDOS MÉDIOS, ANELARES
DEDOS MÍNIMOS
ONDE ESTÃO?
AQUI ESTÃO.
ELES SE SAÚDAM,
ELES SE SAÚDAM
E SE VÃO, E SE VÃO!
TODOS OS DEDOS
TODOS OS DEDOS
ONDE ESTÃO?
AQUI ESTÃO!
ELES SE SAÚDAM
ELES SE SAÚDAM
E SE VÃO, E SE VÃO!
MÚSICA : O ELEFANTE
UM ELEFANTE
INCOMODA MUITA GENTE
DOIS ELEFANTES
INCOMODAM MUITO MAIS!
MÚSICA : ATIREI O PAU NO GATO
ATIREI O PAU NO GATO,TO
MAS O GATO, TO, TO
NÃO MORREU, REU, REU
DONA CHICA, CA, CA
ADMIROU-SE, SE
DO BERRO, DO BERRO
QUE O GATO DEU...
MIAU !
MÚSICA: A DONA ARANHA
A DONA ARANHA SUBIU
PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE
E A DERRUBOU.
JÁ PASSOU A CHUVA,
O SOL JÁ VAI SURGINDO
E A DONA ARANHA
CONTINUA A SUBIR.
ELA É TEIMOSA E DESOBEDIENTE,
SOBE, SOBE, SOBE
NUNCA ESTÁ CONTENTE.
MÚSICA: A DONA ARANHA
A DONA ARANHA SUBIU
PELA PAREDE
VEIO A CHUVA FORTE
E A DERRUBOU.
JÁ PASSOU A CHUVA,
O SOL JÁ VAI SURGINDO
E A DONA ARANHA
CONTINUA A SUBIR.
ELA É TEIMOSA E DESOBEDIENTE,
SOBE, SOBE, SOBE
NUNCA ESTÁ CONTENTE.
MÚSICA : A CANOA VIROU
A CANOA VIROU
POR DEIXAR ELA VIRAR
FOI POR CAUSA DA MARIA
QUE NÃO SOUBE REMAR.
SE EU FOSSE UM PEIXINHO
E SOUBESSE NADAR,
EU TIRAVA A MARIA
DO FUNDO DO MAR.
MÚSICA : OS INDIOZINHOS
UM, DOIS, TRÊS INDIOZINHOS
QUATRO, CINCO, SEIS INDIOZINHOS
SETE, OITO, NOVE INDIOZINHOS
DEZ NO PEQUENO BOTE.
VINHAM NAVEGANDO PELO
RIO ABAIXO
QUANDO O JACARÉ SE APROXIMOU
E O PEQUENO BARCO
DOS INDIOZINHOS
QUASE, QUASE VIROU...
MAS NÃO VIROU!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.