Responsável:
Duração: 1 mês.
Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.
Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:
· COLABORAÇÃO – “QUER UMA MÃOZINHA”?
· CONVIVÊNCIA _ “ COM LICENÇA?”
· ATENÇÃO _ “ FALOU COMIGO?”
· HONESTIDADE _ “NÃO FUI EU.”
· RESPEITO _ “E EU COM ISSO?”
· NUTRIÇÃO _ “VERDURA? NÃO!”
· RESPONSABILIDADE _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”
· GENEROSIDADE _ “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”
CONTEUDOS CONCEITUAIS
· Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
· Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
· Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
· fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
· Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
· mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
· que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
· que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.
CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:
· Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
· Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
· Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
· Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
· Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
· Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
· Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.
CONTEÚDOS ATITUDINAIS
· Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
· Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
· Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
· Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
· Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
· Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
· Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
· Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
· Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
· Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.
ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
· Correspondência
· Seqüência de figuras
· Idéia de quantidade
· Classificação
· Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
· Bingo de palavras ou figuras.
· Estatísticas ( resultados da pesquisa)
ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
· Utilização adequada da linguagem oral.
· Recontar estórias.
· Relatar experiências vividas.
· Crachá.
· Explicação dos temas, questionamentos.
· Conversas .
· Criação de estórias.
· Dramatizações.
· Pesquisas.
ESCRITA:
· Elaboração de textos espontâneos.
· Aproximação da escrita.
· Crachás.
· Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.
ÁREA DAS ARTES VISUAIS
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
· Modelagem.
· Recorte e colagem.
· Jogos.
· Brincadeiras.
· Rotina diária.
Cartazes.
ÁREA DO MOVIMENTO
· Jogos.
· Danças.
· Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.
ÁREA MUSICAL.
· Músicas que possam se adequar aos temas.
P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.
ÁREA DE NATUREZA
· Mudança de hábitos.
· Vídeos instrutivos.
· Pesquisas .
· Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).
ÁREA DE SOCIEDADE
· Construção de regras.
· Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)
ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA
· Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
· Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
· Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
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