sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PROJETO BRINCANDO COM FOLCLORE



EMEI Profª.

Turmas: Creche e Pré-Escola

Período: Manhã e Tarde

Ano:

Duração: 15 dias
Justificativa: Na idade pré-escolar, as crianças estão
passando por uma transição em relação ao seu comportamento, pois estão começando a mesclar um comportamento anteriormente apenas formado por reflexos (proveniente de quando eram bebês), com uma nova fase: a linguagem. Nesta transição a criança sente necessidade de fingir ser alguém, de fantasiar situações. Daí surge toda a simbologia refletida nas brincadeiras de faz-de-conta. Elas vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país, logo ele não poderia ficar fora do espaço pré-escolar.



Objetivo: Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece.

4. Conteúdos

Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.

Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.

Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.

5. Áreas

Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.

Linguagem Oral e Escrita: fala, diálogo, argumentação, parlenda, travalíngua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.

Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.

Movimento: dança, brincadeiras.

Música: cantigas.

Arte: dramatização de lendas.

Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).

Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.

Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.


Atividade Culminante: Exposição para os pais, do Projeto Brincando com o Folclore, através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.


Você sabia que...

... a palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms.

... a primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929.

... além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.

9. Bibliografia: Edith Lacerda, Brinquedoteca Carretel de Folia. Ricardo Azevedo, Histórias Folclóricas de Medo e Quebranto. Ciça Fittipaldi, O Homem que Casou com a Sereia. Revista Guia Prático para Professoras de Educação Infantil / Agosto. Revista Ciência Hoje das Crianças nºs 94 e 106.

Sequência de atividades na Pré-Escola

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira
Trabalho individualiza por turma:

Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados

Jardim II – Conhecendo as Lendas

Jardim III – A História dos Brinquedos

Trabalho individualiza por turma:

Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados

Jardim II – Dramatizando as Lendas

Jardim III – Construindo Brinquedos

Trabalho coletivo entre as turmas:

Jardim III promove o Dia do Brinquedo em que todas as crianças são convidadas a trazer e compartilhar seus brinquedos, no gramado, com os colegas.

Trabalho coletivo entre as turmas:


Jardim II promove a Roda das Lendas em todas as crianças são convidadas a ouvir e assistir a dramatização de histórias folclóricas.

Trabalho coletivo entre as turmas:


Jardim I promove a Roda das Cantigas em que todas as crianças são convidadas a aprender e brincar com as cantigas.


Sequência de atividades na Pré-Escola (2ª semana)


2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira


Trabalho individualiza por turma:

Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados

Jardim II – Conhecendo mais Lendas

Jardim III – A História de outros Brinquedos

Trabalho individualiza por turma:

Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados

Jardim II – Dramatizando mais Lendas

Jardim III – Construindo mais Brinquedos

Trabalho individualiza por turma:

Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados

Jardim II – Dramatizando mais Lendas

Jardim III – Construindo mais Brinquedos

Trabalho individualiza por turma:

Jardim I – Cantigas e Brinquedos Cantados

Jardim II – Dramatizando mais Lendas

Jardim III – Construindo mais Brinquedos


Parlendas

Você sabe o que são parlendas? São versos infantis com rimas, criados para as mais diferentes finalidades, entre elas divertir, acalmar, ajudar a decorar números ou escolher quem deve iniciar uma brincadeira. Como variam bastante, cada pessoa pode conhecê-las de um modo diferente.

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