sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Projeto: Brincando e aprendendo escrever com a música

                                       
Escola:

Tema: Brincando e aprendendo escrever com a música

Eixo de trabalho: Música e Linguagem oral e escrita

Faixa etária: 5 anos Nível: Infantil III

Duração: 4 meses

Objetivo compartilhado:

· Gravar as músicas estudadas em fita K7 e doar para os amigos de outra sala.

· Organizar um caderno com letras de músicas para levar para casa.

Objetivo didático:

· Contar e dramatizar as músicas de memória percebendo-a como um rico momento de interação do grupo

· Conhecer as características deste tipo de texto

· Avançar nas hipóteses da escrita

· Utilizar estratégias de leitura

· Apreciar as músicas

· Estabelecer correspondência entre as partes do oral e partes do escrito

Conteúdos:

Procedimentais:

· Escuta e memorização das músicas.

· Compreensão quanto ao ritmo, letra e altura das músicas.

· Dramatização das músicas, através da criação de gestos, movimentos e danças.

· Improvisação das músicas explorando intensidade (som longo e curto)

· Pesquisa junto aos pais de músicas, socializando com os demais colegas o resultado dessa pesquisa.

· Participação em situações de leitura memorizada e de escrita.

· Escuta das músicas gravadas, para revisão da qualidade das mesmas.

Atitudinais:

· Interesse por conhecer músicas do repertório infantil.

Valorização de músicas aprendidas, percebendo-as como parte do nosso patrimônio cultural.

· Interesse por explorar as várias possibilidades de dramatização, movimento e qualidades de som.

· Interesse pela pesquisa e socialização dos resultados.

· Preocupação em realizar um bom trabalho de gravação para apreciação de outros colegas.

· Valorização da produção do grupo.

· Respeito às normas do trabalho em grupo.

Conceituais:

· Conhecimento do tipo de texto

· Reconhecimento das diferenças e semelhanças do processo utilizado na línguagem oral e escrita

· Leitura memorizada e escrita
Orientações didáticas:

· Promover situações de escuta e memorização das músicas na roda e no pátio da escola.

· Providenciar material para pesquisa: CD, fitas K7, gravador, livros com as músicas.

· Intervir na escuta das músicas levando as crianças a perceberem as qualidades do som (intensidade, altura e duração).

· Organizar momentos de troca no grupo a respeito de como dramatizar cada música.

· Orientar sobre as atividades de improvisação e criação musical levando as crianças a observarem momentos exatos para cada gesto, movimento e as rimas necessárias durante a criação musical.

· Propor ensaios de gravação e escuta posterior até a chegada da gravação final.

· Listar os nomes das músicas.

· Eleger as músicas preferidas da classe.

· Escrever no blocão as letras das músicas.

Seqüência:

· Escutar as cantigas para um primeiro contato (CD ou fita K7).

· Expressar oralmente suas sensações, impressões e sentimentos após ouvi-las.

· Em roda cantar todos juntos as cantigas (uma por vez) para memorizarem ritmo, letra, altura, etc...

· Pesquisa junto aos pais de cantigas conhecidas por eles. Os pais registram em folha, cantam para o filho e este socializará na sala.

· Criar movimentos, gestos e dramatizações para as cantigas.

· Compor pequenas canções fazendo rimas com os nomes dos alunos, tendo por base a experiência musical das crianças. Ex: Criar outra letra em cima utilizando-se de músicas já conhecidas das crianças como ciranda cirandinha, etc...

· Cantar as cantigas gritando, cantar baixo, alto, grave, agudo, só movimentando os lábios, com gestos, etc...

· Gravação prévia e escuta para ensaio das cantigas antes da gravação final.

· Gravação das cantigas trabalhadas pelas crianças em fita K7.

· Doação da fita gravada para um grupo de amigos da outra sala.

Avaliação:

· Fita K7 gravada pelas crianças com as cantigas infantis estudadas.

Bibliografia:

· PCN

· Coletânea: Quem canta seus males espanta.

· Fita K7 com cantigas de roda gravadas por outros grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.