Escola:
Tema: Brincando e aprendendo escrever com a música
Eixo de trabalho: Música e Linguagem oral e escrita
Faixa etária: 5 anos Nível: Infantil III
Duração: 4 meses
Objetivo compartilhado:
· Gravar as músicas estudadas em fita K7 e doar para os amigos de outra sala.
· Organizar um caderno com letras de músicas para levar para casa.
Objetivo didático:
· Contar e dramatizar as músicas de memória percebendo-a como um rico momento de interação do grupo
· Conhecer as características deste tipo de texto
· Avançar nas hipóteses da escrita
· Utilizar estratégias de leitura
· Apreciar as músicas
· Estabelecer correspondência entre as partes do oral e partes do escrito
Conteúdos:
Procedimentais:
· Escuta e memorização das músicas.
· Compreensão quanto ao ritmo, letra e altura das músicas.
· Dramatização das músicas, através da criação de gestos, movimentos e danças.
· Improvisação das músicas explorando intensidade (som longo e curto)
· Pesquisa junto aos pais de músicas, socializando com os demais colegas o resultado dessa pesquisa.
· Participação em situações de leitura memorizada e de escrita.
· Escuta das músicas gravadas, para revisão da qualidade das mesmas.
Atitudinais:
· Interesse por conhecer músicas do repertório infantil.
Valorização de músicas aprendidas, percebendo-as como parte do nosso patrimônio cultural.
· Interesse por explorar as várias possibilidades de dramatização, movimento e qualidades de som.
· Interesse pela pesquisa e socialização dos resultados.
· Preocupação em realizar um bom trabalho de gravação para apreciação de outros colegas.
· Valorização da produção do grupo.
· Respeito às normas do trabalho em grupo.
Conceituais:
· Conhecimento do tipo de texto
· Reconhecimento das diferenças e semelhanças do processo utilizado na línguagem oral e escrita
· Leitura memorizada e escrita
Orientações didáticas:
· Promover situações de escuta e memorização das músicas na roda e no pátio da escola.
· Providenciar material para pesquisa: CD, fitas K7, gravador, livros com as músicas.
· Intervir na escuta das músicas levando as crianças a perceberem as qualidades do som (intensidade, altura e duração).
· Organizar momentos de troca no grupo a respeito de como dramatizar cada música.
· Orientar sobre as atividades de improvisação e criação musical levando as crianças a observarem momentos exatos para cada gesto, movimento e as rimas necessárias durante a criação musical.
· Propor ensaios de gravação e escuta posterior até a chegada da gravação final.
· Listar os nomes das músicas.
· Eleger as músicas preferidas da classe.
· Escrever no blocão as letras das músicas.
Seqüência:
· Escutar as cantigas para um primeiro contato (CD ou fita K7).
· Expressar oralmente suas sensações, impressões e sentimentos após ouvi-las.
· Em roda cantar todos juntos as cantigas (uma por vez) para memorizarem ritmo, letra, altura, etc...
· Pesquisa junto aos pais de cantigas conhecidas por eles. Os pais registram em folha, cantam para o filho e este socializará na sala.
· Criar movimentos, gestos e dramatizações para as cantigas.
· Compor pequenas canções fazendo rimas com os nomes dos alunos, tendo por base a experiência musical das crianças. Ex: Criar outra letra em cima utilizando-se de músicas já conhecidas das crianças como ciranda cirandinha, etc...
· Cantar as cantigas gritando, cantar baixo, alto, grave, agudo, só movimentando os lábios, com gestos, etc...
· Gravação prévia e escuta para ensaio das cantigas antes da gravação final.
· Gravação das cantigas trabalhadas pelas crianças em fita K7.
· Doação da fita gravada para um grupo de amigos da outra sala.
Avaliação:
· Fita K7 gravada pelas crianças com as cantigas infantis estudadas.
Bibliografia:
· PCN
· Coletânea: Quem canta seus males espanta.
· Fita K7 com cantigas de roda gravadas por outros grupos.
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